Halo - A redefinição do FPS


    Halo, com certeza, foi um dos games que redefiniram os jogos FPS no início dos anos 2000, seja pela temática Scifi ou pelas inovações no level design e jogabilidade inseridas no gênero. Desenvolvido pela Bungie e publicado pela Microsoft Game Studios, Halo – Combat Evolved foi lançado em 2001 para o primeiro Xbox e em 2003 para PC e Mac. De cara, se tornou um sucesso imediato, tanto de crítica como de público, lançando os alicerces de uma das mais famosas e rentáveis franquias dos games.



    O jogo começa com a nave Pilar of Autumn chegando a uma estação em forma de anel (o Halo do título) enquanto foge dos Covenants, alienígenas de várias raças unidas por uma religião em comum. Devido aos danos sofridos e a consequente invasão da nave, seu capitão ativa seu principal soldado, Masterchief, um dos poucos remanescentes da classe de super soldados Spartan II. Para evitar que os invasores obtenham dados críticos sobre a frota terrestre e até mesmo a localização da Terra, o capitão decide derrubar a nave em Halo. Durante o game descobrimos que o local é considerado sagrado pelos covenants e a presença dos humanos nele é vista como um sacrilégio. O que faz com que eles sejam perseguidos e exterminados pelo inimigo.



    O título começa inovando pela ambientação, invés de calabouços e corredores fechados temos um ambiente a céu aberto com relevo variado, montanhas e rios. Há ainda construções que podem ser exploradas durante o jogo. Embora pareça, o ambiente não é de mundo aberto. O que temos são grandes áreas onde se pode andar livremente ligadas por corredores, isso faz com que o jogo seja bem linear, mas permite que o jogador possa criar estratégias de como vencer os obstáculos e inimigos nas áreas maiores.


    Outra diferença dos FPS existentes na época é a quantidade de armas e itens que Marterchief pode carregar. São apenas duas e 4 granadas de fragmentação ou de plasma. As armas são recolhidas dos inimigos caídos. Há uma boa variedade de armas humanas e alienígenas porém as alienígenas não possuem recarga, quando a energia delas acaba precisam ser descartadas. Kits médicos, que não são muitos e estão escondidos no cenário, repõe a energia. Ainda há um campo de força suplementar e uma camuflagem igual ao dos inimigos.



    Toda a história se desenrola enquanto o personagem principal realiza missões determinada por Cortana, a IA da nave que está alojada numa conexão neural na armadura de combate de Masterchief. Toda a rotina de ir a determinado ponto realizar uma tarefa e voltar para outra pode deixar o game um pouco repetitivo. Mas a dificuldade crescente e as áreas cheias de inimigos deixa a ação num nível bem elevado. Junte se a isso uma trilha sonora que não está sempre presente nas fases. Ela só aparece quando estamos para concluir a missão, o que faz a adrenalina subir por que ao jogador sabe que está terminado aquela missão.


    Me diverti bastante jogando Halo. A versão que usei foi a original de PC, lá de 2003. Os gráficos não ficaram tão datados e pode agradar um jogador menos exigente nesse quesito. Veja bem, não é lá um Playstation 3 mas é bem melhor do que o Nintendo 64. Claro que se você ainda não conhece o game e não gosta de jogos com gráficos antigos, pode optar pela edição de aniversário, com gráficos e som melhorados.





    Halo – Combat Evolved, é um game que deu vida nova aos FPS com bastante personalidade, focando numa história Scifi bem elaborada, e com uma dupla de protagonistas carismática. A Bungie foi muito feliz ao criar uma franquia que está bem viva vinte anos depois, muito embora ela tenha deixado o desenvolvimento depois de Halo 3, mas seu legado está presente até hoje.

Halo - A redefinição do FPS Halo - A redefinição do FPS Reviewed by Tulio Roberto on 11/23/2020 12:49:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics