Ninja Gaiden II - Sombras Ninjas e Caos!


 

Ninja Gaiden II
TECMO 1990 - NES

Depois de passar o inferno em Ninja Gaiden, Ryu Hayabusa está de volta. Cerca de um ano depois dos eventos do primeiro jogo, um novo inimigo, Asthar, surge com a intenção de liberar as forças do mal no nosso planeta. Para isso ele conta com a Espada Negra do Caos que lhe permitirá abrir um portal para o mundo da escuridão. 


Roteiro clássico dos games da era 8 e 16 bits. Ninja Gaiden II – The Dark Sword of Chaos, sequência direta do primeiro game, continua a saga de Ryu e Irene contra as forças do mal. De cara, nota-se uma melhora nos gráficos e no som do jogo, a jogabilidade melhorou bastante, os controles e hitbox estão mais precisos que no primeiro jogo tornando a experiência menos frustrante. Mas a dificuldade continua elevada, o que se espera de um jogo do nintendinho.




O diferencial dessa série era a narrativa, com suas cutscenes entre as fases contando a história do games. Tá, sei que os RPG's também faziam isso, mas em jogos de ação/plataforma isso era raro na época. E acredito que essa característica do game contribuiu bastante para o sucesso da franquia. E a história contada aqui aprofunda mais os personagens, o relacionamento entre Ryu e Irene, uma dose de drama que o arco do novo personagem Robert acrescenta, além de reviravoltas na trama lá pra parte final do game.


Na jogabilidade acrescentaram as sombras que seguem o personagem e replicam seus movimentos o que permite ao jogador criar estratégias para atingir inimigos ou mesmo facilitar na batalha com os chefes, deixando a jogatina mais divertida. Como disse antes, as melhorias na precisão dos golpes ajudou a deixar a jogabilidade mais fluida. No game anterior quando você errava um golpe ou era atingido o jogador entrava num loop de dano que era difícil de sair. Isso acontecia devido ao modo como os inimigos brotavam no cenário. Isso ainda acontece nesse capitulo, mas é mais fácil sair dele o que torna o jogo menos punitivo.


Joguei a versão que faz parte da trilogia lançada para Super Nintendo, em 1995. Mas dei uma passada rápida no original para ver se havia muita diferença entre eles. E basicamente, as mudanças estão nos gráficos e áudio do jogo. Não senti diferença nas mecânicas e jogabilidade o que deixa as experiências parecidas. Apesar de eu preferir as músicas no som do NES, mas aí é a nostalgia falando alto, mesmo.





Ninja Gaiden II – the Dark Sword of Chaos é uma continuação que melhora o que já era bom no seu antecessor e conserta o que não era tão bom assim. Aprofunda história e personagens e oferece ação do começo ao fim. O que torna o jogo uma boa experiência tanto para os jogadores que gostam de acompanhar uma boa história como para aqueles que se focam em ação e jogabilidade.




Ninja Gaiden II - Sombras Ninjas e Caos! Ninja Gaiden II - Sombras Ninjas e Caos! Reviewed by Tulio Roberto on 2/18/2021 11:08:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics