TopTV - O Primeiro (e talvez o único) Programa Nerd da TV Aberta

Ser nerd, hoje em dia, é normal. Mas para chegar a esse status atual, os fãs da cultura pop, que surgiu na segunda metade do século XX e que receberam sabe-se lá de onde, o rótulo até então pejorativo de "nerd" comeram muita grama. Basta dar uma olhada nas produções que os retratavam, principalmente nos anos 80.

Eu vivi essa época! Tinha que esconder dos colegas de classe que lia quadrinhos e assistia a desenhos animados, pois via o que acontecia quando um dos "irmãos de confraria" caia na unha dos, assim chamados, normais. Olhando para aquela época vejo uma leve semelhança ao comportamento de uma pessoa que pratica uma atividade questionável, que precisa se esconder do julgamento da sociedade. vivíamos presos ao estereótipo criado.

Mas, as coisas começaram a mudar no final dos anos 80, com filmes como Batam, O Filme (1989), De volta para o Futuro 2 e 3 e Matrix. assuntos nerds começaram a se tornar mais comuns. A popularização dos PCs e os animes e tokusatsus exibidos pela Manchete contribuíram muito para criar uma comunidade cada vez maior.

Fabíola Villanova

E foi nessa efervescência nerd que a TV Rio, filiada da Rede Record no Rio de Janeiro, colocou no ar aquele que seria o primeiro, e talvez o único, programa da TV aberta brasileira voltado para o publico fã de cultura pop, o TopTV. Ele era como uma revista eletrônica, exibia matérias sobre séries e filmes e ainda trazia novidades sobre o que acontecia fora do Brasil, coisa rara naquela época, já que a mídia tradicional não se interessava por esses assuntos. O programa, que ia ao ar nas terdes de Domingo, pela Record, falava desde Cinema até quadrinhos Europeus, ou seja, de tudo um pouco.


A apresentação do programa ficava a cargo da dupla formada pela apresentadora Fabíola Villanova e o locutor PH, que narrava as matérias em off. O programa durou cerca de um ano no ar, nessa época a Record sofreu grandes reformulações em sua grade de programação, visando abrir espaço para produções que dessem mais audiência e programas religiosos já que a rede estava, agora, nas mãos da Igreja Universal. E por causa disso, não havia mais espaço para nosso querido TopTV, Um programa que deixou saudades até hoje. PH, o locutor, ainda tentou uma iniciativa no Youtube, que de inicio, se chamou TopTv Web e depois virou  Crash TV, mas não vingou. PH mantém um canal pessoal no site de videos, o PH TopTv, onde ele fala, basicamente de quadrinhos europeus e colecionáveis.

Abaixo, um fragmento do programa. Uma matéria sobre o "novíssimo" desenho animado do Batman, que ainda nem tinha chegado por aqui. Interessante notar as técnicas de edição no programa (redublagens e pequenas cenas) para criar as chamadas "gags". Lembram de leve o estilo de edição de alguns youtubers "descolados".


TopTV - O Primeiro (e talvez o único) Programa Nerd da TV Aberta TopTV - O Primeiro (e talvez o único) Programa Nerd da TV Aberta Reviewed by Tulio Roberto on 5/05/2017 03:20:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics