GRANCREST SENKI - UM ANIME CHEIO JOGO POLÍTICO, GUERRAS, INTRIGAS E ROMANCE

  Grancrest Senki ou Crônicas da Guerra Crancrest é um anime de fantasia produzido pelo estúdio A-1 e lançado em 2018. Baseado em uma série de Light Novel e um RPG de mesa, a série gira em torno das disputas entre os nobres de um continente dividido. Cada nobre possui um brasão que quando seu detentor vence outro, este absorve o brasão do derrotado aumentando seu poder político e mágico. A crença geral é que, aquele que juntar todos os brasões em um só, criará o Grancrest, o brasão do Imperador, que unirá todo o continente em uma só nação.



        É nesse cenário de disputas que conhecemos Siluca Meledes, maga recém-formada que está a caminho de assumir seu posto junto a um nobre, ao qual ela não quer servir. Nessas coincidências que só acontecem em animes, durante a viagem ela esbarra em Theo, um cavaleiro errante que está em busca de justiça para seu povo. E está formado um dos mais simpáticos casais de protagonistas que conheço. Juntos, eles influenciarão a guerra entre duas facções que buscam controlar todo o continente.

Por ser um anime de uma única temporada, não temos as enrolações típicas de animes longos como One Piece ou Dragon Ball. Tudo se resolve em um ou dois episódios e a trama segue em frente. Para alguns o anime ficou muito corrido. Para mim, que não li a novel e nem o mangá, lançado pouco antes do anime, não achei tão corrido assim. Além disso, por ser curto, o roteiro foca apenas no que é essencial para o desenvolvimento da história, sem flashback’s ou barrigas de roteiro.


Dá pra notar uma forte influência de Game Of Thrones no anime. Já que ele é bastante focado no jogo político do seu universo. Ligações familiares, jogo de poder e uma organização manipulando tudo nos bastidores. Há várias batalhas durante a série, mas se percebe que estão ali apenas para compor a narrativa, não são o foco da história, mas não são mal retratadas, estão cheias de ação e muito bem animadas. Contudo, achei que a violência gráfica mostrada destoou do resto do anime. Achei um pouco desnecessário tanto sangue. Além disso há uma sequência em particular que pode causar certo desconforto num espectador mais sensível. Porém ela não é gratuita, ou fanservice, como costuma ser chamado.


Basicamente temos dois romances que vão se desenvolvendo durante todo o anime. O do casal protagonista e o mal resolvido relacionamento dos dois principais líderes das facções rivais. Mas tudo se desenrola de forma muito menos caricata do que é comum nos romances de animes. Aliás, não espere uma série com as costumeiras piadas e situações absurdas que vemos em muitas produções do gênero. Isso não quer dizer que não há humor, o alívio cômico é necessário para não deixar tudo muito pesado. E ele está lá nos momentos certos, para dar uma aliviada na trama.


Outra coisa que me agradou foi o final. É notório que animes não tem uma tradição de finais fechados. Acho que isso vem muito da cultura japonesa. Mas nós, ocidentais, não lidamos muito bem com finais abertos. Queremos ver como tudo acaba, os arcos fechadinhos e como ficaram os personagens. E nisso, Grancrest Senki é muito competente. Dando um destino a cada personagem relevante. Confesso que achei o final dos protagonistas bem novela da Globo, mas isso não me incomodou.



Crônicas da Guerra Crancrest é um anime que conta uma história madura, em um universo rico que pode e deve ser melhor explorado em novas séries ou em outras mídias. Vai agradar ao espectador que não gosta ou não tem tempo para produções mais longas. Um anime que não se apega aos clichês do gênero, oferece bons personagens, boa trama e um final que vai deixar um sorriso de satisfação em seus lábios.


Está disponível no Crunchyroll com áudio original em japonês, dublagem em inglês e legendas em português.




GRANCREST SENKI - UM ANIME CHEIO JOGO POLÍTICO, GUERRAS, INTRIGAS E ROMANCE GRANCREST SENKI - UM ANIME CHEIO JOGO POLÍTICO, GUERRAS, INTRIGAS E ROMANCE Reviewed by Tulio Roberto on 9/21/2020 02:54:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics