T-Rex? - Nã-Não, Gex!


  Nos anos 90, quase todos os consoles ou desenvolvedoras (chamadas na época de “soft houses”) queriam ter uma mascote. Um personagem que seria a “cara” da companhia. Assim como o Mario é para a Nintendo. 

Creio que a prática teve início com o tremendo sucesso de Super Mario World e com a SEGA trocando Alex Kid pelo Sonic. A consequência foi uma avalanche de personagens: Bubsy, Aero e Gex são alguns deles. Como a maioria desses personagens, Gex é um animal com características humanas que protagoniza um game de plataforma.

Lançado em 1995, para a plataforma 3DO, Gex é um jogo de plataforma 2D que usa gráficos pré renderizados para criar os sprites do personagem e alguns elementos dos cenários. Essa maneira de criar os gráficos do jogo é a mesma utilizada pela Rare na trilogia Donkey Kong Country, para Super Nintendo. Só que aqui, temos a vantagem de um hardware mais robusto, junto com o uso da mídia óptica (CD) o que impactou bastante na qualidade dos cenários, sons e animação dos elementos em tela, já que se podia usar mais quadros nos sprites. 

O game lembra bastante outros jogos do estilo plataforma lançados na época. Quem já jogou Donkey Kong, Mário e Bubsy não vão achar muitas novidades. O diferencial da produção está no carisma do protagonista.

Gex é uma lagartixa viciada em programas de televisão. No início do jogo, ele está confortavelmente acomodado em sua poltrona, em frente a uma enorme TV de tubo quando é abduzido para dentro dela pelo vilão Rez. Dentro da dimensão dos programas de TV, nosso herói tem que encontrar um caminho entres os vários canais até enfrentar o vilão e poder voltar para sua querida poltrona.

O game todo é uma viagem maluca pelo universo dos programas de TV. Dos filmes clássicos de terror até o universo dos cartoons. Como era costume nos games de plataforma da época, cada fase, ou mundo, tem seu próprio tema, recheado de referências a produtos da cultura pop. Star Wars, Indiana Jones e Star Trek são apenas alguns exemplos. É claro que muitas dessas referências só farão sentido aos, hoje, jogadores velhotes, mas não deixa de divertir.


Lembra que falei do carisma do personagem? Então, Gex é uma metralhadora de frases que remetem a filmes e séries populares para a molecada, e até adultos dos anos 90. Só os mais velhos mesmo vão pegar citações a Chinatown, a série Flipper e até mesmo ao Mágico de OZ. Dá a impressão que Dana Gould, comediante dublador de Gex ficou disparando essas frases enquanto jogava ou assistia a um game play, de tão espontâneas que elas são!  sem dúvida foi uma das mascotes mais simpáticas que surgiram na época.

O level design do game é muito bom! Ele explora de uma forma muito divertida uma das habilidades mais conhecidas das lagartixas, a capacidade de aderirem em quase todo tipo de superfície. Isso permite ao jogador explorar melhor o cenário em busca de câmaras secretas e fases bônus. A trilha sonora exala anos 90. É bem produzida e combina perfeitamente com as fases. Destaque para a trilha do mundo que retrata os filmes e séries de artes marciais. Ela ainda contém muitas faixas com as populares batidas de Rap, Hip-Hop e música eletrônica que infestavam os programas e rádios da época..

Gex do 3DO é um game de plataforma que pode parecer datado quando vemos os gráficos e a trila sonora típica da MTV, mas oferece boa jogabilidade e dificuldade balanceada. Vai agradar em cheio os saudosistas. Mas, com certeza, os mais novos vão se divertir com o simpático personagem. 


T-Rex? - Nã-Não, Gex! T-Rex? - Nã-Não, Gex! Reviewed by Tulio Roberto on 8/31/2020 09:50:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics