Pelo Amor do Pai


Em 2015 a cultura pop deu adeus a Leonard Nimoy, vitima de complicações resultantes de três décadas de uso do cigarro. Mesmo que você não seja um trekie você sabe de quem estou falando. Sua contribuição para a ficção científica não se limita apenas a Jornada nas Estrelas, embora ele sempre será lembrado por seu icônico personagem, Sr. Spock.

Idealizado por seu filho, Adam Nimoy, Pelo Amor de Spock (For the Love of Spock, 2016) é um relato emotivo sobre a convivência com seu pai famoso. A criação do personagem, onde ele usou sua inadequação para criar algo único. Como ele se dividia entre vida familiar e os fãs da famosa série.


Mas o documentário não abrange apenas a série clássica, ele relata a jornada profissional de Nimoy, seus projetos pós ST. E vemos que Leonard não era um ator de um personagem só, aliás ele não era apenas ator, era pintor, escritor e até cantor!

O fato dele ter ficado marcado como Spock, nos dá a falsa impressão que ele nunca conseguiu se livrar do personagem. O filme mostra como essa impressão está errada. Ele fazia Spock por que gostava. Ele amava interpretar o mestiço, que não conseguia se ver nem como humano, nem como vulcano. O que de certa forma era uma alegoria de sua própria psiqué.


Para se ter uma ideia disso, seu filho relata o arrependimento de ele ter aceitado que Spock morresse em  “A Ira de Khan”. E o prazer que teve em participar dos novos filmes produzidos por JJ Abrahams.

Adam entrevista vários colegas de elenco da série clássica, além de várias personalidades do meio artístico e acadêmico. Você consegue perceber o carinho com que eles falam sobre o amigo. Até mesmo seu filho relata de forma bem honesta seu relacionamento conturbado com seu pai e como eles deixaram as diferenças de lado nos últimos anos.

Pelo Amor de Spock, apesar de emotivo, não é piegas. É um relato cândido de um filho que amava seu pai e quis compartilhar a pessoa fantástica que ele era na intimidade.

O documentário está disponível na Netflix.


10/10
Pelo Amor do Pai Pelo Amor do Pai Reviewed by Tulio Roberto on 10/29/2019 10:03:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics