Games: O Rolls-Royce dos Consoles


Queria colocar nesse post uma lista de emuladores que costumo usar. Mas o texto ficou muito grande e resolvi dividir em partes para não assustar vocês.

Vou começar falando dos emuladores de árcade, os velhos fliperamas. Há vários tipos de emuladores na internet, de início, vou falar do principal emulador de máquinas da SNK, o Neo Rage X. Mas antes, um pouquinho de História. É rápido, eu juro!

The King Of Fighters 97

Os fliperamas eram a única forma de jogar vídeogames que tínhamos nos anos 80. Eles surgiram nos anos 70 com jogos como Pong e Space Invaders, mas tomaram força na década seguinte. Apesar de terem o nome de árcades nos Estados Unidos, no Brasil ganharam o nome de fliperama, era como as casas de jogos eletrônicos eram conhecidas por aqui, devido às máquinas de pinball que foram batizadas aqui com esse nome, coisas de Brasil.

Essas casas começaram a perder público nos anos 90 com a chegada da 4ª e 5ª geração dos consoles. Hoje estão praticamente extintas, assim como as locadoras de vídeo. Ainda vemos uma máquina ou outra num boteco ou nas áreas de diversões eletrônicas dos shopping centers.

Neo Geo



Nos anos 90, a SNK praticamente dominou o mercado de árcade, com franquias como Art Of Fighting, Fatal Fury e The King Of Fighters. Títulos esses que vinham na esteira de jogos de luta criados pela Capcom com o mega sucesso Street Fighter.

De olho no mercado de consoles a empresa resolveu levar os árcades pra casa dos jogadores. Foi assim que nasceu o “Rolls Royce” dos consoles, o Neo Geo. Diferente de empresas como Capcom e Konami, que faziam versões mais “leves” de seus árcades para rodarem em consoles com hardware mais simples como o SNES e Mega Drive, a SNK desenvolveu um sistema que praticamente condensava a placa de um árcade num console caseiro, o que descartaria ter de fazer uma versão mais simples dos games. Ou seja, o jogo que se jogava no fliperama era o mesmo que você jogava no seu Neo Geo, mesmo som e gráfico, tudo igualzinho! Numa época em que o CD estava começando, e por isso, era uma tecnologia muito cara, o jeito foi usar o que se tinha a mão. O resultado era um cartucho gigante que pesava quase 1Kg!

Olha o Tamanho do Cartucho!


Salvo algumas exceções, a maioria de títulos do console era da própria SNK. O que limitava a abrangência do público atingido. No final ele se tornou um console de nicho, onde só quem frequentava a comunidade de usuários dos árcades se interessavam por ele. Nunca foi lançado no Brasil, era encontrado, em sua maioria, nas locadoras que dispunham dele para jogar por tempo.
Já no final da vida do console, foi lançada uma versão em CD, o Neo Geo CD, e uma versão portátil o Neo Geo Pocket, mas o mercado simplesmente ignorou a ambos.

Os esquecidos

Neo Rage X

O Neo Rage X é o melhor emulador do Neo Geo. Muito embora o MAME também emule as ROM´s do sistema, a emulação do Neo Rage X é mais fiel, tanto em som como em gráficos. A interface gráfica (coisa que o MAME não tem e depende de frontends pra isso) mais a facilidade de configuração de controles e teclado, o tornam um emulador leve e fácil de usar. É necessário ter a imagem da BIOS do Neo Geo pra ele poder funcionar. Além das ROM´s, é claro.

 O ponto fraco dele é que ele não possui suporte ao Kaillera, sistema de jogatina online usado para jogar através da internet contra outros jogadores. Jogar contra outro jogador era a principal característica das máquinas de árcade. Depois de ficar enjoado de bater na máquina o que a gente mais queria era testar nossas habilidades no game contra um jogador humano. A falta desse sistema no Neo Rage X deixa o emulador meio que aleijado. 

Metal Slug 4
O jeito é juntar a galera num Sábado à tarde, com umas brejas geladas e, quem sabe, até uma carne na grelha, só pra matar a saudade de uma época boa, e pra zoar na cara dos parceiros, é claro.

Seu desenvolvimento está meio parado. Seu último release oficial é o HD 5.2A de 2009, por aí. Tem ainda a versão 2.4E que é um hack pra Windows que permite jogar os últimos games da Playmore, empresa que comprou a SNK há alguns anos.

A versão oficial traduzida pelo pessoal do NeoFighters pode sem baixada aqui. Se você quiser experimentar a 2.4E é só baixar no site oficial, em francês. Esse já vem com a BIOS do Neo Geo no pacote.

Uma busca rápida no Google vai lhe mostrar uma infinidade de ROM’s para download. Nos sites de torrent existem vários pacotes de jogos. Se você não conhece o console ou suas franquias deixe um pouco o seu XONE ou PS4 de lado e dê uma chance à velha guarda dos games. A diversão é garantida.
Games: O Rolls-Royce dos Consoles Games: O Rolls-Royce dos Consoles Reviewed by Tulio Roberto on 5/02/2017 01:38:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics