Cartoon: A Ultima Ilusão

Numa série animada, são raros os momentos em que há uma mudança no status quo dos personagens e quando elas acontecem, geralmente são momentos memoráveis.

No clássico cartoon Caverna do Dragão, existe um dos momentos mais significativos nesse quesito. Presto representava o personagem do Mago no grupo de jovens perdidos no mundo de Dungeons & Dragons, na série ele era o alívio cômico junto com Eric, o Cavaleiro. Ele era o estereótipo do nerd nos anos 80, o rapaz bobo, inseguro (dai suas dificuldades com seu chapéu mágico) e desajeitado que, por vezes, colocava seus companheiros em confusão.

Mas há um episódio em que a coisa muda de figura. O episódio 19 da primeira temporada trazia uma história tensa. Com o título, em português, de A Ultima Ilusão, esse capítulo começa como tantos outros.

Em sua peregrinação pelo Reino, em busca de um caminho que os levasse de volta para casa, o grupo de jovens é perseguido por uma criatura do pântano. Durante a fuga eles se separam e Presto se encontra sozinho. Perdido ele recebe ajuda de uma garota, garota essa que se revela ser uma visão quando ele se aproxima. Já reunido a seus companheiros, o jovem mago encontra um vilarejo encravado no meio da região pantanosa.

Após serem recebidos com desconfiança por um dos moradores, eles finalmente são acolhidos, graças aos apelos de sua esposa. Logo é revelado a situação miserável em que vivem aquelas pessoas, e o drama pessoal do casal. O desaparecimento de sua filha.


O enredo do episódio é denso. Trata de preconceito, medo do desconhecido e um dos piores cenários para uma família, o desaparecimento de um filho e a devastação que isso causa. De certa maneira, o cenário da aldeia mostra como as coisas podem parecer para uma família que passa por essa situação. Esse capítulo da saga dos jovens perdidos tenta mostrar o que pode acontecer aos pais quando algo assim acontece. Ainda mais se levarmos em conta que o desaparecimento de crianças e adolescentes se tornou comum nos anos 80, época em que o programa foi ao ar pela primeira vez.

Presto se torna o protagonista para mostrar que, mesmo uma pessoa sem muitos atributos desejáveis, pode se revelar muito mais do que aparenta. Ele é tímido, inseguro, franzino, e em até certo ponto, não é levado muito em conta pelos amigos. Mas mesmo assim, ele revela que, por debaixo dessa casca estereotipada, se esconde qualidades como coragem e determinação suficientes para enfrentar a ira e preconceito dos aldeões e o descrédito dos companheiros. Assim, o  personagem ganha profundidade, vemos que ele, mesmo tendo uma porção de dificuldades pessoais, ele pode enfrentar até um poderoso inimigo para ajudar outros.
Cartoon: A Ultima Ilusão Cartoon: A Ultima Ilusão Reviewed by Tulio Roberto on 22 novembro Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics