3D: Ferramentas que Uso

Não sou nenhum especialista em modelagem 3D. Entre idas e vindas faz um bom tempo que brinco um pouco com isso. No começo segui o que a maioria fazia, me aventurei com 3D Studio e similares. Daí, conheci o Blender, quando ele ainda nem era código aberto. Foi amor à primeira vista. Com o tempo conheci outras ferramentas de produção 3D. 

Esse post é para mostrar algumas que uso hoje, todas gratuitas, mesmo uma delas tendo sido descontinuada.



É o que mais uso hoje em dia. Com uma interface simples e flexível, é possível criar um objeto em poucos minutos. seu método de modelagem é poligonal, isto é, ao invés de se criar o mesh (malha) ponto a ponto, é possível modelar a partir de uma primitiva, cubo, cilindro, esfera etc.




Seu método é herdado do formato Nendo (.ndo) e Mirai que são ferramentas para criar figuras com pouca quantidade de políginos. Mas isso não quer dizer que não se possa criar figuras com qualidade profissional. Esse método foi muito usado na criação de personagens e objetos usados nos games da geração de consoles 64 bits como Nintendo 64 e Play Station.


Sua maior desvantagem é ele não possuir um render interno e só gerar imagens estáticas. Em compensação ele exporta para os formatos mais populares como .3DS, .OBJ e .VRML 

É possível instalar uma das várias engines de renderização existentes como o POV-Ray ou YafRay para criar imagens.

http://www.wings3d.com/





Esse programa foi descontinuado lá na época do Windows XP, chegou a sair um preview da uma nova versão mas o desenvolvedor, um japonês, nunca terminou o projeto. Cheguei a tentar usar no Windows 7 mas dá uns bugs no refresh de tela, deixando um rastro branco por onde o cursor passa, o que atrapalha o andamento do trabalho.



Tela do preview, era bastante promissor.
É o mais problemático de se usar atualmente. Instalei o VMWare e criei uma máquina virtual rodando o velho XP só pra usar essa relíquia. Por que? Foi o que melhor me adaptei para fazer modelagem orgânica. 

Ele usa, como o nome já diz, patch's (caminhos) para criar o objeto 3D. Funciona mais ou menos assim, cria-se um circulo e com ele selecionado vai se criando secções do objeto cada secção poder ser editada da forma que desejar, largura, altura, alinhamento etc. Depois o programa preenche os espaços entre essas secções formando o objeto. Muito parecido com o Metasequoia.



Assim como o Wings3D, ele não renderiza sozinho. Mas exporta para .3DS, .OBJ e .WRML.

Por que uso um programa antigo? Bom, já tenho prática com ele, é fácil de usar e entender. E depois que soube, em uma entrevista, que o Akira Toryama ainda usa o Adobe Photoshop 5 para criar suas ilustrações. Por que eu não posso usar o Hama Patch? ;)



É claro que esse não ia faltar. Hoje, além de um ótimo programa para modelar e criar animações em 3D, é uma poderosa engine de produção de games, animações, e edição de vídeo, e totalmente gratuita. É o programa mais conhecido e completo dessa lista.


Como já havia dito antes, conheci quando ele ainda era um Shareware, com uma versão completa, paga e outra, mais limitada, free. No inicio ele só modelava em mesh, o que tornava o processo muito trabalhoso. Hoje ele já incorporou os métodos de modelagem poligonal e patch, facilitando a vida do usuário. 


Atualmente sua base de conhecimento é enorme. Ao ponto de uma pessoa determinada poder chegar a um nível quase profissional apenas vendo tutorias e trocando ideias com a grande comunidade de usuários.


Infelizmente não utilizo o Blender como gostaria, fiquei muito tempo longe dele e não acompanhei sua evolução, ao ponto de, que se for querer usá-lo novamente, terei que começar a aprender do zero. Mas ele sempre vai ter um lugar especial no  meu HD. Quem sabe quando decidir a fazer animações 3D de novo...

https://www.blender.org/

É isso! Neste post quis falar sobre os programas que uso para modelar meus papercrafts. E você? Qual ferramenta gosta de usar? Tem alguma sugestão de videos, tutorias e material que ajude outros a aprender modelagem 3D? Compartilhe!
3D: Ferramentas que Uso 3D: Ferramentas que Uso Reviewed by Tulio Roberto on 11/14/2016 11:59:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics