3D: Ferramentas que Uso
Não sou nenhum especialista em modelagem 3D. Entre idas e vindas faz um bom tempo que brinco um pouco com isso. No começo segui o que a maioria fazia, me aventurei com 3D Studio e similares. Daí, conheci o Blender, quando ele ainda nem era código aberto. Foi amor à primeira vista. Com o tempo conheci outras ferramentas de produção 3D.
Esse post é para mostrar algumas que uso hoje, todas gratuitas, mesmo uma delas tendo sido descontinuada.
É o que mais uso hoje em dia. Com uma interface simples e flexível, é possível criar um objeto em poucos minutos. seu método de modelagem é poligonal, isto é, ao invés de se criar o mesh (malha) ponto a ponto, é possível modelar a partir de uma primitiva, cubo, cilindro, esfera etc.
Sua maior desvantagem é ele não possuir um render interno e só gerar imagens estáticas. Em compensação ele exporta para os formatos mais populares como .3DS, .OBJ e .VRML
É possível instalar uma das várias engines de renderização existentes como o POV-Ray ou YafRay para criar imagens.
http://www.wings3d.com/
http://www.wings3d.com/
Esse programa foi descontinuado lá na época do Windows XP, chegou a sair um preview da uma nova versão mas o desenvolvedor, um japonês, nunca terminou o projeto. Cheguei a tentar usar no Windows 7 mas dá uns bugs no refresh de tela, deixando um rastro branco por onde o cursor passa, o que atrapalha o andamento do trabalho.
Tela do preview, era bastante promissor. |
Ele usa, como o nome já diz, patch's (caminhos) para criar o objeto 3D. Funciona mais ou menos assim, cria-se um circulo e com ele selecionado vai se criando secções do objeto cada secção poder ser editada da forma que desejar, largura, altura, alinhamento etc. Depois o programa preenche os espaços entre essas secções formando o objeto. Muito parecido com o Metasequoia.
Assim como o Wings3D, ele não renderiza sozinho. Mas exporta para .3DS, .OBJ e .WRML.
Por que uso um programa antigo? Bom, já tenho prática com ele, é fácil de usar e entender. E depois que soube, em uma entrevista, que o Akira Toryama ainda usa o Adobe Photoshop 5 para criar suas ilustrações. Por que eu não posso usar o Hama Patch? ;)
É claro que esse não ia faltar. Hoje, além de um ótimo programa para modelar e criar animações em 3D, é uma poderosa engine de produção de games, animações, e edição de vídeo, e totalmente gratuita. É o programa mais conhecido e completo dessa lista.
Como já havia dito antes, conheci quando ele ainda era um Shareware, com uma versão completa, paga e outra, mais limitada, free. No inicio ele só modelava em mesh, o que tornava o processo muito trabalhoso. Hoje ele já incorporou os métodos de modelagem poligonal e patch, facilitando a vida do usuário.
Infelizmente não utilizo o Blender como gostaria, fiquei muito tempo longe dele e não acompanhei sua evolução, ao ponto de, que se for querer usá-lo novamente, terei que começar a aprender do zero. Mas ele sempre vai ter um lugar especial no meu HD. Quem sabe quando decidir a fazer animações 3D de novo...
https://www.blender.org/
É isso! Neste post quis falar sobre os programas que uso para modelar meus papercrafts. E você? Qual ferramenta gosta de usar? Tem alguma sugestão de videos, tutorias e material que ajude outros a aprender modelagem 3D? Compartilhe!
3D: Ferramentas que Uso
Reviewed by Tulio Roberto
on
11/14/2016 11:59:00 AM
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