Back to The Future - The Game - Uma Sequencia Digna dos Filmes



Back To The Future – The Game
Tell Tale – 2009
PC


A Trilogia De Volta Para o Futuro é, sem sombra de dúvida, um dos produtos do cinema dos anos 80 mais amado pelos fãs. Mesmo que ainda existam outras franquias como Star Wars e Indiana Jones, a trilogia idealizada pela dupla Bob Gale e Robert Zemeckis é uma rara unanimidade. Embora por anos seus realizadores recebessem pedidos para que novos capítulos da história fossem produzidos, eles nunca se concretizaram. Ainda mais depois que Michael J. Fox, o Marty McFly, passou a enfrentar problemas de saúde.

O tempo passou e quase 25 anos após a estreia do primeiro filme a Tell Tale anunciou o lançamento de Back To The Future – The Game. A proposta era lançar um jogo point and click, com gráficos 3D dividido em capítulos. E o melhor! Seria uma história original que daria continuidade aos filmes! 



Desde o início da produção nota-se o carinho e respeito que os produtores da Tell Tale tiveram com a franquia. Além de buscarem contribuições da fan base para o enredo eles conseguiram que o próprio Bob Gale, corroteirista dos filmes originais prestasse consultoria. Isso fez com que várias ideias que não foram aproveitadas para a parte dois dos filmes pudessem ser usadas agora. Isso levou a um aprofundamento maior da história de Doc Brown, pra mim o melhor personagem, mostrando sua adolescência e o que o levou a querer ser um cientista.

Bem, mas vamos ao enredo. Seis meses depois dos eventos em BTTF – Parte III, Marty tenta se adaptar à nova realidade que ele e Doutor Brown criaram quando fica sabendo que o banco vai leiloar os bens do agora desaparecido inventor. Não bastasse isso o DeLorean aparece na sua frente apenas com Einstein, o cão do Doutor e uma mensagem deste dizendo que ele havia instalado na máquina do tempo um sistema de retorno automático caso ele entrasse em alguma encrenca. Como Marty não tem muitas informações de para que época seu amigo viajou, ele precisa fazer uma investigação para saber para onde e quando ir. E é aí que começam as confusões.



Por ser um point and click, a história é 60% do jogo. A Tell Tale acertou em cheio ao escolher dar mais atenção ao personagem do Doc Brown, que é dublado pelo próprio Christopher Loyd. Os três filmes focaram em Marty e a história de sua família aqui vemos as ações girarem em volta do jovem Emet L. Brown filho do juiz da cidade que, ao contrário dos desejos do pai, quer ser cientista e inventor. Como antes, as ações da dupla causam mudanças significativas na linha do tempo o que os obriga a realizar um vai e vem temporal para colocar tudo em ordem.

Por ser dividido em capítulos, temos várias subtramas e ganchos que ligam um ao outro. Essa característica funciona muito bem no formato original. Porém, quando se joga as partes em sequência esse efeito se perde um pouco. Além disso há algumas piadas recorrentes que podem aborrecer o jogador. Em termos de jogo a produção apresenta alguns puzzles que causam alguma confusão, providencialmente os produtores implementaram um sistema de dicas para ajudar os jogadores. Tudo isso faz com que o game apresente alguns probleminhas, mas nada que não se consiga superar.



Além do já citado Christopher Loyd, o elenco de dublagem conta com ótimos dubladores. Destaco aqui o trabalho de AJ Locascio que consegue emular muito bem o tom de voz original de Marty McFly. E me vejo aqui obrigado a citar a participação especial do próprio Michel J. Fox como um dos ancestrais dos McFly. Isso seria um spoiler mas acho que essa participação passaria batido pela maioria já que poucos assistiram os filmes com áudio original.

A história é bem fechada, mas, ainda assim, termina de um modo que se poderia ter mais “temporadas” o que até hoje não aconteceu e agora com a falência do estúdio ficou ainda mais difícil. Mas espere bastante surpresas e reviravoltas em todos os capítulos. 

Com isso, Back To The Future – The Game é um jogo que foi feito com o coração, quase de fãs para fãs, mas que não exclui quem não assistiu ou não ouviu falar dos filmes, se é que tal indivíduo existe. Para os que conhecem, um saboroso encontro com velhos amigos, cheio de recordações e referências. Para quem não conhece, uma boa história de viagem no tempo com muita ação e reviravolta que pode levar o jogador a quer dar uma olhadinha nos filmes originais.








Back to The Future - The Game - Uma Sequencia Digna dos Filmes Back to The Future - The Game - Uma Sequencia Digna dos Filmes Reviewed by Tulio Roberto on 4/14/2021 09:55:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics