Review: Onimusha Tactics - GBA

A série Onimusha teve sua origem no Play Station 2. Ambientada no período Sengoku (1232-1603), da história japonesa, narra a luta dos humanos contra o exército sobrenatural Genma. O jogo surgiu da parceria entre Yoshiki Okamoto, criador Street Fighter II e ter participado do desenvolvimento do primeiro Resident Evil e Keiji Inafune, criador das séries Mega Man e Mega Man X.

No console da Sony, o jogo se assemelhava mais a um Rack'n Slash misturado com Resident Evil. Na verdade, o game era para ser um Resdent Evil com samurais, mas no final ele acabou ganhando uma enfase maior de ação em contraste com a franquia de zumbis da CAPCOM. Com o sucesso do primeiro jogo, Onimusha Warlords, sequencias foram inevitáveis e outras versões também. O Game Boy Advance ganhou este RPG tático, estilo Shinning Force, ambientado na franquia. 


No game, Onimaru e seus parceiros lutam contra os planos de dominação de Nobunaga Oda, o comandante do exército genma. O game não traz muitas inovações no modo de jogo. A Capcom preferiu usar mecânicas mais simples, talvez para atrair jogadores novos para o estilo RPG tático. Entre as simplificações está a não implementação de promoções das unidades, coisa comum nesse estilo de jogo. Você também não vai encontrar muita dificuldade de "upar" o nível das unidades.

Outra coisa comum nos RPG's que um jogador mais experiente não vai encontrar aqui são as lojas de itens e armas. Ao invés disso, o jogador encontra pedras que podem ser combinadas para criar novas armas, itens de cura e armaduras. Fora os itens que são dropados pelos inimigos mortos.

Os produtores preferiram criar gráficos com visão isométrica, bem parecido com Final Fantasy Tactics. Os cenários são bem trabalhados, com obstáculos que fazer com que o jogador possa criar suas estratégias. além de ser bastante cheios de detalhes e bem coloridos.

Mas o ponto forte, ao meu ver, é a história. O game tem uma narrativa bem conduzida, personagens interessantes, e cut scenes que utilizam o próprio cenário do jogo. Há algumas reviravoltas na história que até me surpreenderam. Interessante notar o humor nos diálogos, coisa não muito comum de se ver num RPG.

Período Histórico


O período Sengoku abranje a era do Japão feudal, uma época onde o misticismo era forte em sua cultura. Foi uma época muito conturbada da História do Japão, já que o país estava dividido entre vários Xogunatos que lutavam entre si pela supremacia. Gerras entre os clãs eram contantes e não haviam muitos períodos de paz. Os conflitos ocorreram num período de cerca de 300 anos até o país ser unificado pelo Xogun Ieyasu Tokugawa.

Não é raro encontrar animes, mangás e jogos ambientados nessa era. O game retrata personagens históricos como Nobunaga Oda e Toiotomi Hideyoshi num contexto místico. Já que Nobunaga Oda era conhecido pelo desrespeito às tradições e costumes japoneses. E como teve uma rápida ascenção ao poder, o povo atribuía seu sucesso à forças sobrenaturais.

Onimusha Tactics é um RPG de mecânicas simplificadas, com história bem contada e personagens interessantes. Onde o cenário retratado pode agradar aos fãs da cultura e História japonesas. Porém, a simplificação pode desagradar um jogador mais hardcore, mas pode ajudar a iniciar novos gamers ao estilo.

Onimusha Tactics - CAPCOM
Game Boy Advence - 2003

7/10
Review: Onimusha Tactics - GBA Review: Onimusha Tactics - GBA Reviewed by Tulio Roberto on 6/18/2020 10:22:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics