Emulatronia : Syphon Filter PSX - Um Clássico Esquecido



No final dos anos 90 e início do Século XXI, tramas de espionagem ganharam um novo fôlego. Com a acensão do terrorismo e gerras no leste europeu o tema voltou a tona depois de ter sido deixado de lado com o fim da Guerra Fria.

Syphon Filter é um game lançado em 1999, para o Sony Play Station, que bebia na mesma fonte de filmes como Missão Impossível, O Pacificador e True Lies. Sua trama segue a receita de bolo para roteiros de filmes de espionagem da época. Ameaça terrorista, armas biológicas, envolvimentos de agências governamentais clandestinas, o pacote completo. Clichê, eu sei, mas….

Em perseguição a um terrorista, o agente Gabriel Logan e sua parceira, se deparam com um plano para liberar na atmosfera um agente biológico que podeira acabar com a maior parte da população do planeta, o Syphon Filter do título.

O jogador controla Logan enquanto sua parceira, Lyan, dá suporte por rádio. As missões são variadas. Vão desde impedir um ataque terrorista em Washington DC a até invadir catacumbas atrás de amostras do vírus. Todas recheadas de inimigos e puzzles característicos de games da época.

Há ainda algumas missões furtivas e são as que eu mais gostei, mas o foco do game é a ação. O jogador dispõe de um arsenal variado e o cenário é todo carregado no início de cada missão, o que pode explicar a baixa qualidade gráfica até para a época. A vantagem disso é que não temos telas de loading durante a missão e, se for o caso, o jogador pode voltar até o início do cenário para realizar algum item da missão que ficou para trás sem problemas.

O que me incomodou foi a falta de legendas nas cutscenes, inclusive nos momentos em que Lyan entra em contato com Logan “in game”, pelo rádio. O que dificulta a vida do jogador que não domina muito bem a língua inglesa em compreender a história do game, como eu. Achei o sistema de seleção de armas e itens burocrático e, em vários momentos, me enrolei tentando selecionar a arma desejada.

Syphon Filter é um produto de sua época, tanto cultural como tecnologicamente falando. Para quem viveu a época é pura nostalgia, mas seus gráficos simples e jogabilidade datada pode ser uma barreira para as novas gerações. 

8/10

P.S. : Coincidentemente enquanto jogava, o pessoal do 99Vidas publicou um episódio de seu podcast dedicado à toda a franquia. Vale a pena conferir.


Emulatronia : Syphon Filter PSX - Um Clássico Esquecido Emulatronia : Syphon Filter PSX - Um Clássico Esquecido Reviewed by Tulio Roberto on 9/20/2019 03:38:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics