Nosso Tempo Passou! - Lide com Isso.

https://www.deviantart.com/fnhot/art/80-s-Cartoons-290659387

Já faz algum tempo que algo me incomoda. A nostalgia.

Tá certo, foi legal lá no começo dos anos 2000, quando toda aquela vibe oitentista, proporcionada pela internet, trouxe de volta hits musicais da nossa década querida, filmes e desenhos animados. Canais do Youtube como o Nostalgia, do Castanhari, surgiram pra alimentar esse sentimento de retorno à infância que a galera desenvolveu.

Domingo era dias deles.

Agora passados quase vinte anos desde aquela época, acho que já deu, né? O passado é bom, tem um lugar guardado nos nossos corações. Mas é passado. Já foi e, por mais que doa, é lá que tem que ficar.


Hoje se criou uma nostalgia nociva. Que tornou tudo que foi produzido na "nossa época" sagrado e "imexível". Onde os da nova geração não podem nem imaginar mudar ou alterar aquilo que já sofrem uma avalanche de críticas negativas onde até alguns exaltados ameaçam sua integridade física. Confesso que já fui um desses insatisfeitos que fazia coro quando anunciavam alguma produção que desvirtuava algum ícone da minha infância e adolescência.

As coisas começaram a mudar quando me tornei pai. Quando meus filhos começaram a criar suas próprias memórias afetivas com filmes e desenhos que eles assistem hoje. Obras como Hora de Aventura, Pepa Pig, Gumball, que nem de longe lembram Caverna do Dragão, Transformers, ThunderCats... Ah! ThunderCats.... Eu via aquilo e não entendia como eles podiam se divertir com desenhos tão simplistas de meros 10 minutos por episódio. E frequentemente vinha à minha mente a frase:

"Na minha época era bem melhor."


Onde foi que já ouvi isso antes? Duvido que numa busca rápida em suas memórias de infância, você caro leitor, não encontre alguns pares de ocasiões que tenha ouvido essa mesma frase de um de seus pais, ou tios ou até mesmos avós.

Esse, gerou uma verdadeira comoção
 Assim como nós hoje, eles também não entendiam como seus filhos podiam ficar na frente de uma caixa que emitia som e imagens "o dia todo" vendo aquelas besteiras que nos eram muito caras. Quer dizer que eles não sentiam saudade das suas coisas de infância? Não! Mas eles souberam deixar essas memórias lá no passado.

Hoje existe uma entidade que não permite nosso desligamento emocional das coisas da infância. A Internet. E é esse apego incomum pelo passado, proporcionado pela rede, que tem prejudicado a percepção de passagem de tempo de alguns.

Nos últimos anos vimos vários remakes de obras dos anos 80. Transformers, He-Man, duas de ThunderCats, Tartarugas Ninjas e por ai vai. Todos sabemos que nenhum deles não agradou à velha guarda e sabe por que?

Porque eles NÃO foram feitos para os da velha guarda! Foram feitos pelos da velha guarda que se tornaram animadores, desenhistas, produtores até por causa dos mesmos desenhos que assistíamos. Só que o tempo avança, assim como as gerações e um produto feito para uma geração anterior não funciona da mesma maneira para a atual. Eles precisam de algo novo, diferente. Uma nova abordagem de uma obra antiga quase nunca vai agradar aos fãs odo material original. Isso é um fato.

E, me desculpe a franqueza, se você se sente frustrado por não fazerem um remake decente, segundo seus padrões, daquele desenho ou filme ou série que você tanto ama. É porque, talvez, esteja na hora de deixar esse apego egoísta de lado e olhar para frente. Abrir novos horizontes, alcançar novos patamares, com certeza encontrará um lugar onde encontre algo de que goste. Nossos desenhos e filmes queridos? Sempre vão existir, sempre vão estar em algum site de streaming legal ou não para
matarmos aquela saudade.
Muito criticado, esse remake ainda rendeu 4 temporadas.

Deixe que a gurizada de hoje crie suas próprias memórias afetivas. Mesmo que consideremos os produtos de hoje inferiores aos nossos. Pode até ser que eles percebam isso e no futuro essa geração venha a ser aquela que resgatará a magia da nossa. Pena que provavelmente, não estejamos aqui para ver...

Curioso que, conforme escrevo estas ultimas palavras ecoe em minha mente os versos do poeta Belchior:

"...mas é você que ama o passado e que não vê/
 que o novo, o novo sempre vem...

Porque ainda somos mesmos/
 e vivemos como nossos pais..."
Nosso Tempo Passou! - Lide com Isso. Nosso Tempo Passou! - Lide com Isso. Reviewed by Tulio Roberto on 6/24/2019 12:09:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics