Space Siege - Prometeu Muito e Cumpriu Pouco

Games com visão isométrica, como Diablo, são um tipo de jogo que sempre chamou minha atenção.
Por isso, quando me deparei o Space Siege, da Gas Powered Games, não tive dúvidas em instalar e jogar. É verdade que o game já tem onze anos e que a produtora já nem existe mais, mas quem disse que um game antigo não pode divertir?

Diversão, isso é uma coisa que eu queria dizer que tive durante a jogatina... Mas infelizmente a diversão que tive no começo foi logo substituída pelo sentimento de obrigação em terminar o game. Foram vários os fatores que levaram à essa mudança. Vou listá-los logo abaixo.

Nos primeiros minutos de um game a gente é apresentado ao universo onde ocorre a ação, mecânicas e comandos. Até aí tudo bem. O mundo é bem apresentado e as mecânicas não são difíceis e aprender, mas, conforme o tempo passa, você vê que o game é uma repetição atras da outra. o jogador chega em uma área, limpa os inimigos dela e segue para a próxima. Para incentivar a exploração foram espalhados pads com áudios onde você acompanha algumas histórias do passageiros. Só que isso não é bem aproveitado pelo game.

Existem, ao menos duas histórias contadas pelos tais pads. Um pai em busca de sua filha pequena, que se perdeu durante a invasão da nave e a situação política da Terra. Sobre essa segunda, até entendo que é mais para dar um background ao game e dar uma ideia de porque os humanos estrem abandonando seu planeta natal.



O problema está na história do pai e sua filha desaparecida. Durante suas incursões pela nave, o jogador se depara, em vários momentos com a figura de uma criança passando de uma lado para o outro e desaparecendo logo em seguida. Fica claro que essas aparições tem ligação com os áudios do pai narrando sua busca pela nave. Só que em determinado momento isso acaba do nada! As aparições, as mensagens, tudo referente a esse subplot é deixado de lado. Não sei se é uma side quest que, sem querer, abandonei ou foi desleixo da produtora. Mas ficou aquela sensação de história mal contada.

Falando em história mal contada a própria história do game é bem meia boca. A motivação dos inimigos alienígenas é contada en passant pelos tais pads e não se resolve ao final do jogo. Da metade pro fim os aliens são substituídos por ciborgues cuja origem é mais clichê do que roteiro de novela.

Costumo dizer que a narrativa e o fator diversão são os dois quesitos que mais pesam para mim, na hora de avaliar uma game, e infelizmente, Space Siege peca justamente nesses dois com uma história clichê e mal contada e uma mecânica repetitiva. Apesar do bom trabalho do estúdio na Cry Engine.

É um game que prometeu uma história épica e entregou um filme de ação B do Van Dame, Com direito ao protagonista dar uns pegas na mocinha com que ele não flertou em nenhum momento do game.

Nota 5/10. E olha lá!



Space Siege - Prometeu Muito e Cumpriu Pouco Space Siege - Prometeu Muito e Cumpriu Pouco Reviewed by Tulio Roberto on 9/04/2019 01:53:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics