Scratch Building: E-Wing - Star Wars.

Depois de ter publicado um papercraft desse modelo, decidi montar uma réplica do mesmo, só que, de uma maneira diferente. Ainda vou montar o PDO que criei, mas é que eu quis experimentar um processo mais trabalhoso e que proporciona mais detalhismo ao modelo.

Scratch building é uma técnica utilizada para se montar modelos, em escala, a partir de, praticamente, qualquer tipo de material. Os praticantes mais experientes e profissionais utilizam, em sua maioria, folhas de estireno, um polímero muito versátil. Mas isso não quer dizer que não se pode usar alternativas mais baratas. Em muitos casos são utilizados materiais reciclados como embalagens de cereais, cartolina, papelão paraná, plásticos como o pet ou ABS, etc. Tudo depende da imaginação da pessoa e do modelo desejado.

Primeira Regra do Scratch Building: "Não jogue nada fora."

A frase acima mostra que qualquer coisa pode ser utilizada num projeto. Mas, antes de começar a acumular papelão, embalagens e plástico no seu quarto, explique para sua esposa, mãe ou colega de quarto que você não está desenvolvendo Síndrome de Diógenes, isso pode lhe poupar de muito aborrecimento. :)

Bom, agora voltando ao assunto do post. Abaixo estão as fotos (tem bastante) que tirei do processo de montagem do E-Wing. O mais legal do trabalho é que se tem mais liberdade de criar sobre o tema. Detalhes, cores, materiais utilizados, etc. 








Para esse projeto utilizei papelão paraná, papel cartão, desses que a gente compra em papelarias, em algumas partes aquele cartão mais grosso, utilizados na maioria de embalagens de produtos como cereais, amido de milho, etc, e madeira.





Como queria ais detalhes, como peças e mecanismos aparentes, peguei umas placas de PC velhas que tinha na sucata e retirei alguns componentes para utilizar na montagem.








O acabamento é onde se tem que gastar um puco mais, primer, tintas, pincéis, não tem como escapar. Mas é a etapa mais legal pois, é quando a gente começa a ver se o modelo vai ficar do jeito que se imaginou.














Ainda não fiz o suporte, ficou para uma futura etapa. Mas, gostei muito do resultado. Sei que há falhas desde a montagem até a pintura, mas para um primeiro modelo, fiquei muito satisfeito. Não vou parar com os papecraft's mas, aguardem novos modelos, em scratch building, em breve.
Scratch Building: E-Wing - Star Wars. Scratch Building: E-Wing - Star Wars. Reviewed by Tulio Roberto on 1/03/2017 01:11:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Web Analytics